O deputado federal, Sérgio Brito (PSC-BA), presidiu o 2º Seminário Nacional de Fiscalização e Controle de Recursos Públicos realizado, nesta quarta-feira (01/06), pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Participaram do encontro representantes do Tribunal de Contas da União, da Casa Civil, do Ministério da Justiça, do Ministério da Fazenda, do Ministério do Planejamento, do Ministério dos Esportes, da Controladoria-Geral da União, da Polícia Federal, do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República.
Segundo o deputado Sérgio Brito, que propôs a realização do encontro, é necessário defender a transparência na fiscalização de recursos públicos. “As investigações devem ser feitas à luz do dia. Um gestor público correto terá todo o interesse de demonstrar suas contas. O sigilo só favorece quem tem algo a esconder”, argumentou.
O secretário federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira, criticou as dificuldades de acesso a dados sigilosos ou mesmo a bancos de dados pelos órgãos controladores. Segundo ele, é de extrema importância a integração entre os órgãos públicos para garantir mais qualidade no controle interno e eficiência na aplicação dos recursos públicos já existe na CGU. “Essa integração visa, em um primeiro momento, melhorar as ações no nível primário, começando pelos municípios”, afirmou.


0 comentários:
Postar um comentário