O vereador Alfredo Cabral de Assis provocou uma sessão onde participou o diretor do SAAE, o Sr.Altamirando. Com base no artigo 28 da Lei Orgânica, foi que o vereador solicitou do SAAE esclarecimentos a respeito da paralisação das obras do projeto de implantação de instalação de tratamento e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Itapetinga. Como representante do povo Alfredo Cabral questionou ao diretor do SAAE esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas para melhorar o sistema de abastecimento de água, considerando o crescimento habitacional e as reclamações da Azaléia com relação ao abastecimento de água, e também sobre os esgotos que correm a céu aberto em quase todos os bairros da cidade. Alfredo reelembrou ao diretor do SAAE um documento enviado a Câmara Municipal em gestão anterior, pedindo um financiamento no valor de cinco milhões e quinhentos mil reais, e que teria sido aprovado pela Casa e já aplicado partes destes recursos pela gestão anterior, e o municipio paga essa dívida até hoje, qual o por quê do projeto ter sido parado? sem justificativas feita na Casa e á população?
Altamirando diretor do SAAE falou sobre o projeto que foi requerido e interrompido no final de 2008. Segundo explicou ele, o projeto beneficiaria apenas parte da cidade, quando chegou a maio de 2010 ele disse que o prefeito teria lhe mostrado o projeto que ainda estava parado, diante do exposto, Altamirando contratou uma empresa para desenvolver o projeto e apresentou a Caixa as metas que serão feitas com o dinheiro que resta, dos cinco milhões, que após ter gastado dois milhões nas construções das lagoas, e parte de redes de esgotos construídas, o projeto está ainda sendo desenvolvido e será apresentado nos próximos 15 dias afirmou Altamirando. Ainda resta no caixa do SAAE um valor de dois milhões e oitocentos mil reais, que será distribuídos no esgotamento da cidade, junto a Caixa Econômica Federal Altamirando escolheu os seguintes bairros para investimento desta verba, “Vila Isabel, Vila Riachão”, já no Quintas do Sul segundo informou, os trabalhos devem chegar posteriormente com a vinda de outros recursos.
As metas que serão levadas a Caixa são de 8 elevatórias, que serão resumidas em quatro, recuperação das lagoas que estão deterioradas. O diretor do SAAE reconheceu as deficiências existentes no setor, mas afirmou está tentando fazer elaborações de novos projetos para melhorias, na oportunidade ele foi questionado pelos vereadores presentes, Naara Duarte que expôs problemáticas do município, Dedé Morais falou do bairro Quintas do Sul onde o saneamento básico é péssimo.
E semana passada a TV Sudoeste mostrou a realidade de um bairro em Itapetinga onde o esgoto passa frente às casas, vergonhosamente moradores mostraram conta de água, descontando esgoto, onde na verdade não existe.


0 comentários:
Postar um comentário